MILAGRE DOS PEIXES
Multiplicando Talentos
Atualmente o ambiente do Espaço Cultural Milagre dos Peixes é utilizado pelos artistas: Cida Sousa na marchetaria e mosaico; Geny Alexandria, Giordano Limongi e Vinícius na ilustração zôo-botânica; Márcio Aguiar na guitarra, baixo, cavaquinho, viola e violão; M. C. Lima na pintura acrílica e óleo; Paulo de Tharso no desenho de Observação e Criação; Suzy Simon na gravura digitalizada; Tai Hsuan An na pintura e ilustração zôo-botânica; Keila no teclado e João Pedro no canto.
Portanto, o Espaço Cultural Milagre dos Peixes promove oficinas de aprendizado e aperfeiçoamento das técnicas empregadas em diversas modalidades artísticas, desenvolvidas ou não pelos artistas da casa; palestras e debates de diversos temas culturais; organiza exposições de trabalhos artísticos, saraus de música e poesia, grupos de estudos de idiomas e aspectos culturais de outros países. Eventualmente organiza cursos livres de curta duração ministrados por artistas e intelectuais que esporadicamente atuam na casa.
Dentre as atividades destinadas a terceiros as que mais se destacam são:
ARTES PLÁSTICAS:
OFICINA DE DESENHO DE OBSERVAÇÃO E CRIAÇÃO do designer PAULO DE THARSO
OFICINA DE ESCULTURA EM FERRO do designer PAULO DE THARSO
CURSO LIVRE DE PINTURA EM TELA do arquiteto e artista plástico TAI HSUAN AN
CURSO LIVRE DE ILUSTRAÇÃO ZOO-BOTÂNICA do arquiteto e artista plástico TAI HSUAN AN
CURSO LIVRE DE PINTURA EM TELA PARA CRIANÇAS da artista plástico M. C. LIMA
ARTESANATO:
OFICINA DE MARCHETARIA da artista plástico CIDA PEREIRA
OFICINA DE MOSAICO da artista plástico CIDA PEREIRA
MÚSICA:
CURSO LIVRE DE VIOLÃO, VIOLA, CAVAQUINHO, GUITARRA e BAIXO do musicista MÁRCIO AGUIAR
CURSO LIVRE DE TECLADO da pianista KEILA
CURSO LIVRE DE CANTO do regente JOÃO PEDRO
IDIOMA e CULTURA:
CENTRO DE ESTUDOS DE MANDARIM do arquiteto e artista plástico TAI HSUAN AN
ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL:
OFICINA DE FENG SHUI APLICADO AO PAISAGISMO da arquiteta SUZY SIMON
CURSO LIVRE DE PAISAGISMO da arquiteta SUZY SIMON
CURSO DE HISTÓRIA E CULTURA DA CHINA da Drª. TEREZINHA MENDES MARRA e MSc. TAI HSUAN AN
Dessa forma, as atividades artísticas e culturais do Espaço Cultural Milagre dos Peixes desenvolve-se por caminhos diversificados, a busca de conhecimento e o desenvolvimento de habilidades é o objetivo de todos os seus freqüentadores. O lema da instituição é: multiplicando talentos.
O Espaço Cultural Milagre dos Peixes foi criado para proporcionar momentos de tranqüilidade, concentração, reflexão e puro relaxamento por meio de atividades que enriquecem o dia-a-dia das pessoas que desenvolvem sua capacidade criativa e suas habilidades artísticas, aguçando a percepção de um mundo nem sempre vivenciado, no tumultuado sistema das relações contemporâneas. Existem muitas maneiras de ser feliz, a do Espaço Cultural Milagre dos Peixes é uma delas.
CRIATIVIDADE
Um dos temas relevantes em discussão no cenário atual é o da criatividade, que se manifesta por meio da capacidade de um indivíduo compreender e avaliar uma determinada realidade, objeto, ou necessidade, e propor à luz de novo conceito um avanço qualitativo ou uma inflexão na trajetória de um processo em andamento, promovendo um ganho individual, coletivo, tecnológico, artístico, ou, até mesmo, profissional.
As fases do processo criativo, segundo P. Willemart (USP) são: preparação, incubação, iluminação e verificação. Todas as fases do processo criativo estão impregnadas pela inspiração.
A criação é dependente do fator inspiração. A inspiração não é resultado do vazio, é resultado de uma associação de conhecimentos armazenados no repertório mental individual, resultantes de experiências e sensações vivenciadas, portanto a criatividade do indivíduo é proporcional ao seu repertório mental, quanto mais rico o banco de dados armazenado na mente de um indivíduo, maiores suas possibilidades de associação para gerar novas idéias.
Para incrementar a criatividade as pessoas devem enriquecer o banco de dados mental com atividades que exercitem a imaginação na produção de imagens novas e inusitadas, assim, a leitura de romances e poesias, as viagens para lugares desconhecidos e as atividades artísticas em geral são fontes perfeitas para gerar elementos novos que alimentem o processo criativo individual.
SuzySimon
PLANEJAMENTO GERAL
RESUMO:
O Espaço Cultural Milagre dos Peixes é um ateliê comunitário que proporciona oportunidades de desenvolvimento de habilidades pessoais e descoberta de novas capacidades individuais por meio do trabalho criativo em diversas modalidades de arte e cultura. A PRODUÇÃO CRIATIVA DE NOVAS FORMAS UTILIZANDO DIFERENTES MATERIAIS, CORES E TEXTURAS, ASSOCIADAS À PRODUÇÃO DE SONS proporcionam uma condição de aumento em qualidade de vida e uma pausa na agitação cotidiana de todos que freqüentam esse lugar. Só o fato de sair da rotina da casa e do trabalho já proporciona uma alteração na percepção individual e uma mudança de atitude perante a própria vida. Renovar conceitos e abrir a mente para novas aquisições torna crianças e adultos seres mais felizes.
FOTOS DO LUGAR:
O guardião do jardim.
Esse lugar é tudo de bom! Tem até mosaico inspirado no Escher!