quarta-feira, 30 de junho de 2010

DESENHO DE OBSERVAÇÃO E DE CRIAÇÃO

DESENHO DE OBSERVAÇÃO E DE CRIAÇÃO

O desenho de observação consiste na representação gráfica de uma realidade física, o desenho de criação consiste na representação gráfica de uma concepção mental.

O Curso de Desenho do Espaço Cultural Milagre dos Peixes tem modalidades destinadas aos alunos adultos e aos alunos infantis.

O conteúdo teórico consiste nos fundamentos do desenho relativos às formas básicas, proporção, composição, teoria da cor, luz e sombra, volume, movimento e ritmo, jogo de texturas e contraste.

PÚBLICO ALVO DA MODALIDADE ADULTOS: candidatos ao vestibular para os cursos de Arquitetura, Artes Visuais e Design, estudantes desses cursos que queiram se aprimorar e para interessados em geral que queiram desenvolver esse meio de expressão.
CONTEÚDO:
Desenho com caneta esferográfica.
Desenho a lápis 6B e Cor.
Desenho de observação, de criação e de memória.

PÚBLICO ALVO DA MODALIDADE INFANTIL: crianças a partir de 10 anos.
CONTEÚDO:
Desenho a lápis 6B e Cor.
Desenho de observação, de criação e de memória.

CARGA HORÁRIA: 3 horas semanais

FREQUÊNCIA: 1 vez por semana

O PROFESSOR: Paulo de Tharso Pereira é designer pela Universidade Católica de Goiás, tendo concluído seu curso em 1996. Atualmente, além de ministrar cursos de desenho, trabalha com criação e produção de peças de design para decoração e complementares para espaços arquitetônicos.

METODOLOGIA: aulas teóricas e aulas práticas de desenho de observação e de criação realizadas em alternância para aguçar a percepção, desenvolver a habilidade da representação gráfica e a criatividade da imaginação.

São realizadas exposições semestrais de trabalhos produzidos para esse fim.

Desenhos das crianças da ExpoDesenho2009:


Exercícios de perspectiva imaginária.



O Sr. Galo e a Dona Galinha – desenho de imaginação.




Desenho com lápis de cor – referência fotográfica.


E como não poderia faltar tinha a turma do Mangá!
Pura imaginação inspirada neles mesmo!

Estes são uma pequena amostra dos desenhos que estavam na ExpoDesenho2009 do Espaço Cultural Milagre dos Peixes!


Não divulgamos os nomes dos alunos artistas para preservar sua privacidade.



Três de nossos ilustres alunos.


PALESTRA DO PROFESSOR ARQ. MSC. TAI HSUAN AN



O evento ExpoDesenho2009 contou com a participação do arquiteto e artista plástico Prof. MSc. Tai Hsuan An que discorreu sobre a importância do desenho e seu potencial como vetor de formação profissional. O emprego do desenho em diversas modalidades profissionais e como atividade lúdica destinada ao desenvolvimento da percepção ambiental e da criatividade individual.



Atento, o Prof. Paulo assistia a palestra em companhia de sua filha!

CONTATO: (62) 3207 7801

DICAS:
O site http://www.lami.pucpr.br/ definiu os
DEZ MANDAMENTOS
na avaliação do Desenho de Observação
(ACESSE O SITE E VEJA BELOS EXEMPLOS)
Estes critérios de avaliação são importantes para você ter como referencia quando estiver desenhando:

1- Enquadramento no papel
O tamanho do desenho em relação ao papel deve ser apropriado. Escolha o formato “paisagem ou retrato” que melhor se ajuste ao modelo a ser desenhado (vertical ou horizontal?) A centralização do desenho no papel também é muito importante.

2- Linha do Horizonte
Todo desenho deve ter uma linha do horizonte pensada ou aparente. A linha do horizonte define o ponto de vista do observador (altura dos olhos). Em desenho de perspectiva, a LH é fundamental.

3- Pontos de Fuga
O desenho em perspectiva pode ter 1 ponto, dois pontos, três pontos (sendo um vertical) ou múltiplos pontos. Esses pontos devem estar localizados na linha do horizonte, na grande maioria das vezes.
O principio básico: Linhas paralelas no mundo real devem concorrer para o mesmo ponto de fuga no seu desenho.

4- Luz e Sombra
O nosso olho percebe fundamentalmente a luz (e por conseqüência as sombras que a luz projeta). A luz e sombra (ou claro-escuro) é fundamental para a beleza e volumetria desejada no desenho.

5- Textura
O mundo real é feito de texturas. O desenho a lápis exige um tratamento gráfico de superfície e planos A textura deve ser trabalhada para tornar o desenho mais elegante e pode enfatizar a perspectiva.

6- Verticalidade
As linhas verticais do mundo real devem ser verticais no seu desenho. Use a margem vertical do papel como referencia. (com exceção dos desenhos com ponto de fuga vertical.

7- Proporção
Aspecto essencial no desenho, saber observar as proporções daquilo que se desenha. Um cubo, por exemplo tem a proporção de 1;1;1. Ou seja, ao desenhar o cubo, ele deveria parecer ter as faces iguais (respeitando logicamente a ilusão da profundidade, que faz com que arestas mais afastadas parecerem menores do que as que estão mais perto de você).

8- Traço (mão livre)
Desenho de observação deve ser sempre a mão livre. Para fins de aprendizagem, permite-se nas semanas iniciais o suporte de régua para você aprendera achar os pontos de fuga. Mas o traço deve ser necessariamente artesanal. A qualidade do seu traço a mão livre só irá melhorar com a pratica (como qualquer outra coisa na vida). Portanto, praticar é essencial.

9- Profundidade
O desenho deve apresentar profundidade de campo na perspectiva (o oposto da perspectiva cavaleira ou axonometrica, inaceitável em D.O.) Pontos de fuga, textura, luz e sombra são formas de se obter profundidade no desenho. Lembre-se de que objetos idênticos parecem diminuir de tamanho à medida que se afastam do seu olho de observador.

10- Caráter de Croquis
O resultado final do seu desenho deve ter caráter de croquis. Ou seja, rabiscado, nervoso e solto. Nada de passar a limpo e evite o uso da borracha ao Maximo. Não se trata de desenho arquitetônico ou desenho técnico. Desenho artístico deve ter linhas auxiliares, erros, borrões, manchas, que o tornam naturais. Um equivoco comum entre os calouros é querer entregar um desenho sem o caráter de croquis. (ver exemplos de arquitetos BEM SUCEDIDOS, como Le Corbusier, Fernando Simon, Tai Husuan An ou Niemeyer).


CONTATOS: Espaço Cultural Milagre dos Peixes
Av. Pedro Álvares Cabral esq. Av. Rui Barbosa Q.156 L.19 Setor Jaó –
(62) 3207 7801
milagredospeixes@milagredospeixes.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário